segunda-feira, 23 de junho de 2014

STIA/Bagé comemora 80 anos relembrando conquistas da categoria e projetando melhorias para associados

Cabral destaca importância história do Sindicato em 80 anos de atuação 


        Neste dia 24 de junho, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região completa 80 anos de história. Em 1934, durante a  primeira "Era Vargas", quando trabalhadores de todo o Brasil discutiam a necessidade de criar uma legislação que defendesse empregados nas relações com os patrões, um grupo de funcionários de empresas que atuavam junto ao setor da alimentação definiu a criação de uma entidade que defendesse os interesses da categoria. Surgiu aí o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé, em 1934.
        Após alguns anos de fundação da entidade, ocorreu uma fusão com o  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Bagé. A intenção foi fortalecer a classe trabalhadora, pois ambos os sindicatos representavam trabalhadores de indústrias no ramo de alimentos - padarias, engenhos de arroz, lacticínios, frigoríficos, fumo, bebidas, embutidos, congelados (fábrica de picolés e sorvetes) e fábrica de café.  A nova Carta Sindical datada de 30 de dezembro de 1976 estabeleceu o nome da primeira entidade, ficando o nome de Sindicto dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé por ser o mais antigo.
Sede social do Sindicato, inaugurada em 1980, passa por melhorias constantes na fachada e internamente

Evolução
        Com o passar dos anos o Sindicato cresceu e passou a reivindicar melhorias para os trabalhadores. "Com muita luta, conseguimos incluir nos acordos e dissídios coletivos itens como quinquênios e salários profissionais", conta o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral. Outros benefícios surgem ao longo do tempo, como o pagamento de auxílios Creche, Escolar e Funeral; Insalubridade, Adicional de Câmaras Frias (15%), salário para os faqueiros,  pagamento de horas extras nos domingos, feriados ou dias já compensados com 100%, adicional de faca, cesta básica, ambulância para condução de acidentados e transporte gratuito para os trabalhadores.
        Em 27 de março de 1980 o Sindicato inaugurou sua sede social própria, na Rua Melanié Granier, 157, onde presta atendimento médico e odontológico aos associados e seus dependentes, bem como conta com um salão para a realização das assembleias, palestras, conferências, além da utilização para eventos de interesse dos próprios associados. Em 6 de novembro de 1997, a entidade inaugurou o ginásio poliesportivo, na Avenida São Judas Tadeu, 853, uma estrutura com salão de eventos no andar térreo e superior, churrasqueiras, além de toda a condição para a prática esportiva.  O local leve o nome do  ex-presidente Delmar Fagundes Dias.



A estrutura atual
Em 2013 o Sindicato reativou sua subsede no município de Hulha Negra, visando proporcionar aos trabalhadores daquele município a assistência oferecida na sede social de Bagé, com a vantagem de evitar o deslocamento dos associados e seus dependentes. Embora funcionando em um local provisório, a entidade agora busca a construção de uma subsede em local adquirido pelo Sindicato, proporcionando mais conforto e a oferta de serviços a centenas de trabalhadores hulhanegrenses.
Hulha Negra voltou a contar com subsede do Sindicato em 2013

Da mesma forma, a sede social passa por melhorias constantes, com intuito de oferecer aos associados melhorias na estrutura de assistência médica, odontológica, além de convênios com diferentes empresas e um local onde o trabalhador pode se sentir em casa com aquilo que é oferecido pela entidade.
        "Todos os trabalhadores do setor da alimentação estão de parabéns. A atuação do Sindicato é para o associado e seus dependentes, buscando não apenas as melhores condições salariais e uma boa estrutura no ambiente de trabalho, mas proporcionando atendimento, prestando serviços e buscando uma sociedade melhor", ressalta Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário