sábado, 9 de maio de 2015

STIA/Bagé realiza assembleia da campanha salarial 2015 para trabalhadores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos

Bom número de trabalhadores em padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos compareceu à sede social do Sindicato para deliberar pauta de reivindicações
Direção do Sindicato apresentou eixos da campanha salarial a trabalhadores


      Trabalhadores de padarias, engenhos de arroz, indústrias de laticínios e pequenos frigoríficos estiveram reunidos na noite do último dia 8 de maio, na sede social do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região. A primeira assembleia referente à campanha salarial 2015 das categorias definiu os principais itens da pauta de reivindicações. Entre os pedidos estão um reajuste geral de 16% (mesmo índice do Piso Mínimo Regional de salários no Rio Grande do Sul), um piso normativo de R$ 1.200,00 e a manutenção das demais cláusulas, bem como itens específicos para cada categoria.
      A data-base das categorias é 1º de junho. Na oportunidade, os trabalhadores aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre o Dissídio Coletivo referente a 2014, bem como situações vivenciadas nas empresas. Os participantes também demonstraram sua contrariedade à proposta do sindicato patronal ainda referente ao ano passado quanto a desvinculação do Salário Normativo da categoria do Piso Mínimo Regional, o não pagamento das horas-extras trabalhadas aos domingos, feriados e dias compensados, dando folga em outro dia da semana a livre escolha do patrão e a criação do Banco de Horas, que em outras oportunidades já foi rejeitada pelos trabalhadores. 
      Com a aprovação da pauta de reivindicações por unanimidade pelos presentes, agora a expectativa é pelo primeiro encontro entre os sindicatos - de trabalhadores e patronal. Nos próximos dias deverá ser divulgada a data do primeiro encontro.
Audiência conciliatória
      Durante a assembleia, a diretoria do STIA/Bagé informou aos trabalhadores que a audiência de conciliação referente ao Dissídio Coletivo de 2014 será realizada em Porto Alegre, dia 18 de junho, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. A primeira audiência está marcada para as 14h e a segunda para as 14h10min - são duas audiências porque se tratam de dissídios diferentes. Caso não haja acordo entre as partes, a decisão sobre o dissídio irá a julgamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário