sexta-feira, 19 de junho de 2015

STIA considera positiva retomada dos abates no Marfrig/Bagé

      Após 33 dias de interdição mediante inspeção da força-tarefa composta pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o Marfrig Group recebeu a liberação para voltar a abater em Bagé. O trabalho de fiscalização, a convite da força tarefa, foi acompanhado de perto em maio pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé (STIA). O setor de desossa já vinha trabalhando há alguns dias e, no último dia 17, após verificação do MTE, o setor de abates recebeu liberação.
      O STIA/Bagé vê com otimismo o retorno da planta frigorífica às atividades. De acordo com informações recebidas pelo sindicato, neste dia 19 foram realizados mais de 300 abates de bovinos. Para o presidente em exercício do STIA/Bagé, Cláudio Gomes Gonçalves, o cumprimento da Norma Regulamentadora 36, que dispõe sobre questões referentes à saúde do trabalhador em frigoríficos. "A força-tarefa significa que o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho deram razão às reivindicações que o sindicato fazia quanto a melhorias nas condições e nos locais de trabalho", frisa Gonçalves.
      A expectativa agora, conforme o líder sindical, é de que a empresa mantenha o foco nas questões voltadas à proteção do trabalhador para evitar problemas futuros que possam prejudicar os funcionários. "O sindicato sempre foi parceiro e não tem por objetivo levar a empresa à falência, muito pelo contrário. Se este complexo industrial está hoje em pleno funcionamento se deve a luta e ao esforço da diretoria e do departamento jurídico do sindicato”, enfatiza Gonçalves. O presidente em exercício acrescenta que a intenção é lutar para  que todos na empresa tenham boas condições de atuação e que os trabalhadores tenham garantidos os cuidados com a segurança e saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário