sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Começam assembleias da campanha salarial 2016 para trabalhadores do Pampeano e Marfrig/Bagé

Primeiro encontro é neste sábado em Hulha Negra
Trabalhadores do Marfrig Bagé e Pampeano vão discutir pauta de reinvidicações para categoria

        As assembléias para estabelecer a pauta de negociações da campanha salarial para os trabalhadores do Marfrig Group em Bagé e Hulha Negra estão com datas definidas. A primeira assembléia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região vai ocorrer dia 12 de dezembro, às 18 horas, tendo por local a subsede do sindicato em Hulha Negra. No dia 19 de dezembro, às 18 horas, em Bagé, no Ginásio do Sindicato, acontece a segunda assembléia. 
    A data-base dos trabalhadores do Marfrig em Bagé e Hulha Negra é 1º de fevereiro, mudança já ocorrida este ano. Para isso, o Sindicato está mobilizando os trabalhadores para participarem das assembléias para retirada da pauta reivindicatória. O presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral, lembra que os acordos com o Marfrig nos últimos anos têm sido marcados pela dificuldade. "Na maioria das vezes a empresa oferece apenas a reposição da inflação. Dessa forma só nos resta mobilizar os trabalhadores com atividades na porta da fábrica. A demonstração da nossa força é que leva a melhorias”, ressalta Cabral. Um dos exemplos aconteceu em 2015 quando após diversas reuniões, os trabalhadores cruzaram os braços e o Marfrig apresentou uma proposta que chegou a 7,5%  - sendo 3,7¨% de aumento real.
Um item que deve ser debatido nas assembleias é quanto às condições de trabalho dentro das plantas frigoríficas. A força-tarefa realizada pelo Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Previdência Social, com apoio dos sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação e da CNTA, apontou diversas irregularidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário