domingo, 13 de dezembro de 2015

Trabalhadores do Pampeano aprovam pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2016






      Apesar do calor (a temperatura ultrapassava os 30 graus na hora do evento), um bom número de trabalhadores do Pampeano Marfrig compareceu à subsede do  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, em Hulha Negra, no último dia 12. O local sediou a primeira assembleia da campanha salarial 2016 para os trabalhadores do Marfrig. Desde 2013 o Sindicato atua com a proposta de descentralizar os encontros, proporcionando aos trabalhadores a discussão dentro de suas principais área de atuação profissional. 
      A diretoria do Sindicato apresentou os principais pontos da discussão referente ao acordo coletivo de trabalho para o próximo ano - a data-base dos trabalhadores do Marfrig é 1º de fevereiro. Os participantes aproveitaram a oportunidade para esclarecimentos sobre a pauta reivindicatória, bem como discutir temas referentes a ações de interesse dos trabalhadores dentro da fábrica. 
Pauta
      A pauta apresentada pelo Sindicato abrange cláusulas pré-existentes e novas. A negociação parte da apresentação pelo Sindicato à empresa de um reajuste salarial de 16% e um piso salarial de R$ 1.300,00. São ao todo 54 itens das cláusulas pré-existentes para negociação. Outro ponto analisado pelos participantes da assembleia foi quanto ao trabalho em domingos, feriados e dias compensados. Hoje, os valores são pagos com 100% sobre a hora normal. Os trabalhadores aprovaram que o pedido seja de 150% sobre a hora normal. 
      Entre as 21 cláusulas novas propostas para a negociação com o Marfrig, destaque para o pedido de um adicional de 50% sobre funções diversas, a redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas semanais, aumento da estabilidade provisória da trabalhadora gestante - até 90 dias desde a confirmação da gravidez após a alta do INSS, garantia de emprego por 90 dias ao trabalhador após o retorno do período de férias e o Retorno ao Benefício - com a garantia do salário no período em que o trabalhador estiver aguardando nova perícia. 
Subsede
      Na assembleia,  o presidente Luiz Carlos Cabral relatou aos trabalhadores como está a obra da nova subsede da entidade, cuja construção está em andamento. O trabalho está em fase de colocação de pré-laje. O canteiro de obras está instalado na Rua Laudelino da Costa Medeiros, 1279, na área central de Hulha Negra. A expectativa é de que em 2016 a primeira etapa da ação – que consiste na construção de uma sala de espera, consultórios médico e odontológico, sala de reuniões, além de cozinha e banheiros – esteja concluída
Conquistas
      Cabral enfatizou a importância da luta e da mobilização dos trabalhadores ao longo de 2015. Lembrou as manifestações realizadas para o acordo coletivo com o Marfrig e a realização da força-tarefa em parceria do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Previdência Social, com participação dos sindicatos de trabalhadores na Alimentação e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação (CNTA). O presidente ressalta as mudanças ocorridas dentro da fábrica a partir da fiscalização do cumprimento da Norma Regulamentadora 36 (NR 36), que trata sobre o trabalho em frigoríficos.  "Toda essa luta é para resultar em melhores condições de trabalho e, por conseqüência, a qualidade de vida dos trabalhadores", reitera o presidente. 
      Ao final da assembleia, a pauta de reivindicações foi aprovada por unanimidade. No próximo dia 19 será a vez dos trabalhadores do Marfrig/Bagé debaterem a pauta da campanha salarial 2016. O evento acontece a partir das 18h no ginásio do Sindicato, na Avenida São Judas Tadeu, 853.

Nenhum comentário:

Postar um comentário