sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

MPT acompanha regularização do frigorífico Pampeano em Hulha Negra

Perícia técnica apontou descumprimento de notificação apresentada à empresa em 27 de novembro

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pelotas realizou na última quinta-feira (10) inspeção técnica na Pampeano Alimentos, de Hulha Negra, pertencente ao grupo Marfrig. O objetivo foi verificar o cumprimento da notificação recomendatória entregue pelo MPT em operação da força-tarefa dos frigoríficos gaúchos em 27 de novembro. A empresa tinha 45 pontos a corrigir, 26 deles em caráter emergencial, nos prazos de 48 horas.
     A inspeção apontou irregularidades persistentes na parte de proteção de máquinas e proteção de câmaras frigoríficas. O relatório, do engenheiro de segurança do trabalho Rodrigo Teixeira de Souza Brito (lotado em Pelotas), instrui inquérito civil instaurado em 2011 contra o frigorífico. O cumprimento das adequações deverá ser provado em relatórios mensais entregues ao MPT, que se reunirá com administradores do frigorífico para negociar um termo de ajuste de conduta complementar, previsto para 6 de abril do próximo ano.
     A empresa possui instalações em sete municípios gaúchos: Alegrete, Bagé, Hulha Negra e São Gabriel (ativos), mais dois em Pelotas e um em Mato Leitão (inativos). A fábrica de conservas em Hulha Negra tem 1.283 empregados, 743 homens e 540 mulheres, nenhum estrangeiro. A planta recebe, diariamente, 200 toneladas de matéria-prima, basicamente carne bovina. A empresa protocolizou pedido de extensão dos prazos, que será analisado pelo MPT.

Texto e fotos: Asessoria de Comunicação Social - MPT - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário