quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Depois de quase dois anos, STIA/Bagé e sindicato patronal acertam Acordo Coletivo para setor de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos







      Após uma reunião que durou cerca de duas horas e meia realizada ontem, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA) e o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Bagé firmaram Acordo em Convenção Coletiva de Trabalho. Com isso foi definido o reajuste para os trabalhadores de padarias, engenhos, laticínios, pequenos frigoríficos e outros. Os acordos são referentes aos períodos de 2014 e 2015. A discussão entre as partes durou cerca de um ano e oito meses. O pedido de dissídio chegou a ser ajuizado pelo STIA/Bagé junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre.
      O encontro, realizado na sede do STIA/Bagé, contou com a presença de diretores das duas entidades e do assessor jurídico do Sindicato, Álvaro Pimenta Meira. 
      Pelo acordo entre as partes, fica estabelecido que o piso salarial será de R$ 1.054,00, retroativo a 1º de junho de 2015. As diferenças salariais serão pagas em até três vezes a partir de janeiro/2016, retroativo a 1º de abril de 2015. 
      Quanto ao reajuste para os demais salários não abrangidos pelo piso salarial, será de 20%, retroativo a 1º de junho de 2013 e pagos a partir de 1º de junho de 2015, compensando eventuais antecipações que ocorreram no período. As demais cláusulas também foram mantidas - como por exemplo o auxílio-escolar e a vinculação do piso salarial da categoria ao Piso Mínimo Regional no Rio Grande do Sul, que as empresas queriam retirar.
      Na avaliação da diretoria, um ponto fundamental foi a mobilização da direção do sindicato em conjunto com os trabalhadores nos dias 17 e 18 de novembro, com a participação de sindicatos de trabalhadores da Alimentação de outros municípios e também de Bagé. Com apoio da CNTA, foram realizadas ações com faixas, cartazes e carro de som em frente às empresas. A diretoria, em avaliação do encontro, considera o acordo positivo, tendo em vista que os dissídios de 2014 e 2015 já estavam ajuizados junto ao TRT, mas sem perspectiva de prazo para um desfecho final. 
      O presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, destaca que para o piso salarial da categoria os trabalhadores obtiveram o mesmo índice do Piso Mínimo Regional deste ano (16,06%) e para os demais salários o reajuste representou um aumento real de 5,16%. 
fotos: Zilmar Gazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário