segunda-feira, 22 de abril de 2013

Demissões no Marfrig chegam a Bagé


             STIA tem informações de que até 180 trabalhadores podem ser dispensados



O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região está preocupado com demissões realizadas pelo Marfrig Group em todo o Brasil. A entidade reitera que ocorrem demissões em massa sem nenhuma negociação com sindicatos. A unidade de Capão do Leão foi fechada há alguns meses. Agora, acontecem demissões em São Gabriel e Alegrete. Em Bagé, a dispensa de trabalhadores já começou – e haveria chance de o número ultrapassar 180 demissões.

O presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral, está preocupado não apenas com a saída do emprego por parte dos empregados, mas do acúmulo de funções – especialmente na sala de abate. “Muitos trabalhadores se acidentam ou são encaminhados para a Previdência Social, aumentando ainda mais o elevado numero de trabalhadores afastados por acidentes ou doenças relacionadas com o trabalho em Frigoríficos”, afirma Cabral.

O líder sindical reforça que as empresas recebem incentivos fiscais dos governos estadual (por intermédio do Agregar/RS) e federal (pela diminuição de 32% na tarifa de energia elétrica para as indústrias) para aumentar as contratações de funcionários. “Ao invés de contratações as empresas recebem dinheiro público e estão demitindo os trabalhadores”, adverte o presidente.

Mobilização em Brasília

Diretores do STIA/Bagé estarão em Brasília nestes dias 23 e 24. Na oportunidade haverá a apresentação de uma pesquisa inédita realizada pela subseção do Dieese na Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) sobre a evolução do trabalho no setor, no Brasil. O estudo denominado Perfil dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação será lançado na terça-feira, durante Assembleia Geral da categoria. , no Hotel Nacional, em Brasília (DF). A pauta do encontro inclui discussão da proposta orçamentária para 2014, estratégias de organização e políticas para as secretarias nacionais da entidade e preparação para a Marcha Brasília pelo Trabalho Digno, que irá tomar conta da Esplanada dos Ministérios na manhã do dia 24.

A pesquisa aponta que as mulheres tem baixa participação nas indústrias e a remuneração de apenas 72,4% da remuneração média masculina. A concentração regional no Sul e no Sudeste é outro dado relevante. A partir de um diagnóstico mais apurado é possível fazer ações mais focadas em determinado setor, já que a indústria da Alimentação tem setores muito díspares, muitas vezes atrelados e dependentes de outros setores.

Representam Bagé nos eventos em Brasília o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral, além dos diretores Paulo Roberto da Silva, Alex Pires da Silva, Tanira Ramos dos Santos e Fábio Antônio da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário