domingo, 14 de abril de 2013

Trabalhadores aprovam pedido de reajuste de 13% no setor da alimentação



Assembleia reúne trabalhadores de Bagé e Aceguá acrescentando novos itens à pauta de reivindicações

Cabral destaca a participação dos trabalhadores nas discussões

Os brindes sorteados na assembleia

Salão no ginásio esteve lotado 

Presidente Cabral explica principais itens da proposta

Participação é decisiva para avanço nas negociações

Sorteio de brindes também foi atração na assembléia

Momento em que os trabalhadores aprovam a pauta

Trabalhadores acompanham com atenção propostas para campanha salarial 2013/2014                                                                                                
                                                                                                                                                 Fotos: Zilmar Gazzo

   A assembléia para discutir a pauta de reivindicações da campanha salarial 2013 do setor da alimentação para os municípios de Bagé e Aceguá reuniu grande número de trabalhadores na tarde do último dia 13 no ginásio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação. As propostas foram aprovadas pela categoria. Estiveram presentes empregados do frigorífico Marfrig/Bagé, padarias, engenhos, indústrias de laticínios e pequenos frigoríficos. "A assembléia teve participação dos trabalhadores tanto na presença como no debate de novas ideias e reivindicações", salienta o presidente do sindicato, Luiz Carlos Cabral. 
      Os principais temas de debate foram a inclusão de quinquênio e o acréscimo de mais funções na categoria profissional. Uma reivindicação dos trabalhadores do Marfrig/Bagé também entrou em debate. Isso porque muitos funcionários cumprem a jornada de trabalho de 44 horas semanais de segunda a sexta-feira. Cerca de 15% dos trabalhadores atua também aos sábados. "Eles reivindicam que a jornada de trabalho seja cumprida por todos os funcionários de segunda a sexta", explica Cabral. 
       O trabalho do sindicato a partir de agora é estrutura a pauta de reivindicações retirada do encontro, avaliar junto ao Departamento Jurídico da entidade e encaminhar para as empresas - em um prazo que deve ser cumprido até o final de abril. Entre os pedidos dos trabalhadores está a negociação com antecedência, já que a data-base da categoria é 1º de junho. Em 2012 o atraso nas negociações por parte das empresas fez com que o acordo coletivo fosse assinado somente no final de setembro. "Foi um pedido retirado da assembléia para que as negociações comecem em maio", adianta Cabral. 
       Também foram aprovados os itens relativos à campanha salarial em nível nacional da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins (CNTA). Entre  eles estão: reajuste salarial na faixa de 13% (referente à reposição da inflação, crescimento do setor e diferença não atendida em 2012), piso único de R$ 1 mil, redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, pausas intra-jornadas visando à redução de acidentes e doenças profissionais, auxílio escolar no valor de um piso da categoria, indenização de cinco dias por ano (para compensar os meses com 31 dias), além de exames específicos para mulheres - como os para detecção de câncer de mama e colo do útero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário