terça-feira, 30 de abril de 2013

STIA/Bagé participa de mobilizações em Brasília
















Cinco diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA) participaram em Brasília nos dias 23 e 24 de abril da Assembléia Geral promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA) em Brasília. O presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral, e os diretores Paulo Roberto da Silva, Alex Pires da Silva, Tanira Ramos dos Santos e Fábio Antônio da Silva participaram de discussões e mobilizações da categoria. Um dos pontos altos do evento foi a Marcha Brasília pelo Trabalho Digno, que ocorreu do estádio Mané Garrincha até a Esplanada dos Ministérios na manhã do dia 24. 

Houve a apresentação de uma pesquisa inédita realizada pela subseção do Dieese na Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) sobre a evolução do trabalho no setor, no Brasil. O estudo denominado Perfil dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, abrangendo trabalhadores dos setores de bebida, fumo, frigoríficos, panificação, entre outros. A pesquisa aponta que as mulheres tem baixa participação nas indústrias e a remuneração de apenas 72,4% da remuneração média masculina. A concentração regional no Sul e no Sudeste é outro dado relevante. A partir de um diagnóstico mais apurado é possível fazer ações mais focadas em determinado setor, já que a indústria da Alimentação tem setores muito díspares, muitas vezes atrelados e dependentes de outros setores.

No encontro também foram debatidos a proposta orçamentária para 2014, estratégias de organização e políticas para as secretarias nacionais da entidade. Outro item bastante debatido foi a nova Norma Regulamentadora dos Frigoríficos, que passou a vigorar desde o dia 20 de abril. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário