quarta-feira, 24 de abril de 2013

Notícia publicada no Jornal Minuano - 23 de abril de 2013

Marfrig confirma demissões na unidade de Bagé
Medida seria forma de manter a sustentabilidade do sistema produtivo na região
 
ARQUIVO JM
Grupo não informou quantos trabalhadores serão dispensados
 

Após a denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, sobre as demissões na região, o Grupo Marfrig confirmou que alguns trabalhadores estão sendo dispensados. Segundo as informações do grupo, a medida seria uma adequação das operações da unidade Bagé ao momento de baixa oferta de gado no Rio Grande do Sul, acentuado pela comercialização de gado em pé para outros estados e exportações.
O sindicato alega que estão ocorrendo demissões em massa sem nenhuma negociação. As demissões em São Gabriel, Alegrete e Bagé estão acontecendo em um momento após o fechamento da unidade de Capão do Leão. Segundo as informações do STIA, as demissões em Bagé poderiam ultrapassar 180. O Grupo Marfrig não confirmou a informação.
Para Luiz Carlos Cabral, presidente do sindicato, a situação é preocupante não apenas pela perda de emprego, mas também pelo acúmulo de funções, especialmente na sala de abate.
Conforme explica, muitos funcionários, quando se envolvem em acidentes, são encaminhados para a Previdência Social, aumentando o número de afastamentos por acidentes ou doenças relacionadas com o trabalho em frigoríficos.
Para o líder sindical, as demissões vão de encontro à tendência atual, já que as empresas recebem incentivos fiscais dos governos estadual (por intermédio do Agregar/RS) e federal (pela diminuição de 32% na tarifa de energia elétrica para as indústrias) para aumentar as contratações de funcionários. “Ao invés de contratações as empresas recebem dinheiro público e estão demitindo os trabalhadores”, adverte o presidente.

A empresa
O Grupo Marfrig é formado pelos segmentos de negócios Seara Foods e Marfrig Beef e opera no estado do Rio Grande do Sul através de nove complexos agroindustriais instalados em Capão do Leão, Alegrete, Bagé, São Gabriel, Pampeano, Roca Sales, Caxias do Sul e Frederico Westfalen, além de um centro de distribuição em Santa Rita, na Grande Porto Alegre.
Com aproximadamente nove mil funcionários, 800 produtores integrados de aves e suínos e três mil fornecedores de bovinos e ovinos, é uma das maiores empregadoras e fomentadoras da atividade agropecuária sustentável no Rio Grande do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário