domingo, 7 de abril de 2013

Trabalhadores de Candiota e Hulha Negra aprovam pauta da campanha salarial 2013 do setor da alimentação

Trabalhadores atentos à pauta de reivindicações da campanha salarial 2013/2014


Diretoria do Sindicato e a organização da mobilização

Cabral e Darci Rocha com os brindes sorteados durante a assembléia

O momento da aprovação da proposta

          fotos: Zilmar Gazzo

 A primeira assembléia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região para debater as propostas da campanha salarial  2013/2014 na região reuniu dezenas de trabalhadores, no salão Danéris, em Hulha Negra . No encontro, os trabalhadores do Marfrig/Pampeano, padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos aprovaram a pauta participativa. A assembléia teve a presença do coordenador da Sala de Apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins (CNTA), Darci Pires da Rocha. "Foi uma participação excelente e agora esperamos a participação da categoria nas mobilizações que formos realizar nas próprias empresas", reitera o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral.
            Entre os itens aprovados estão a proposta de reajuste salarial na faixa de 13% (referente à reposição da inflação, crescimento do setor e diferença não atendida em 2012), piso único de R$ 1 mil, redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, pausas intra-jornadas visando à redução de acidentes e doenças profissionais, auxílio escolar no valor de um piso da categoria, indenização de cinco dias por ano (para compensar os meses com 31 dias), além de exames específicos para mulheres, como câncer de mama e colo do útero. Uma novidade foi a aprovação da proposta de aquisição de uma área, pelo sindicato, para criação de uma subsede do STIA em Hulha Negra. 
            No dia 13 de abril acontece a segunda assembléia, desta vez reunindo trabalhadores de Bagé e Aceguá. A atividade ocorre a partir das 16h, no ginásio do Sindicato, na avenida São Judas Tadeu, 853, para os setores de carne (frigoríficos), padarias, engenhos, laticínios e outros. Haverá distribuição de brindes. “Precisamos do comparecimento dos trabalhadores porque só assim poderemos ampliar conquistas”, ressalta Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário