terça-feira, 17 de novembro de 2015

STIA/Bagé vai participar de pesquisa sobre saúde do trabalhador em engenhos de arroz





      Em recente reunião ocorrida em Porto Alegre, na Sala de Apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins – Sul (CNTA-Sul) em Porto Alegre, lideranças sindicais do setor da alimentação definiram a realização de uma pesquisa sobre a saúde dos trabalhadores em engenhos de arroz. Representantes de diferentes sindicatos debateram as alterações e adequações sobre o questionário que será aplicado. O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA/Bagé), Cláudio Gomes Gonçalves, participou do encontro, junto com o diretor Danilo Eduardo Gonçalves Lima e do funcionário do sindicato Élisson Correa Soares.
      O trabalho será realizado pelo professor e sociólogo Paulo Albuquerque, que já realizou duas pesquisas para levantamento da situação de saúde de trabalhadores no setor frigorífico – os projetos ALERTA e TEIAS. A intenção é entrevistar cerca de 1.000 trabalhadores de engenhos.
Formação sindical
      Nos últimos dias 12 e 13, no Giinásio Poliesportivo do Sindicato, houve o Curso de Formação Sindical. Entre os temas, a Portaria 945 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata sobre os trabalhos aos domingos e feriados, tendo como debatedor o advogado e assessor jurídico do STIA/Bagé, Álvaro Pimenta Meira. Outro tema abordado é relacionado à "Saúde e Segurança no Trabalho", destacado pelo técnico em Segurança do trabalho Jaqueson Leite de Souza, de Pelotas. Participaram do curso lideranças do sindicato de trabalhadores da Alimentação de outras regiões do estado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário