quarta-feira, 13 de abril de 2016

Presidente do STIA/Bagé participa de seminário sobre Saúde do trabalhador em engenhos de arroz em Pelotas

Pesquisa nos engenhos foi realizada com mais de 100 trabalhadores

Cabral irá compor a mesa de abertura do evento em Pelotas


     O Seminário "Saúde do Trabalhador nas Arrozeiras" será realizado, no dia 14 de abril, das 9h às 16h, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas (Sticap). Na oportunidade, será apresentado o relatório da pesquisa "Diagnóstico sobre as Condições de Trabalho nos Engenhos de Arroz do RS - DIGA". A investigação ocorreu nas indústrias das regiões de Pelotas, Dom Pedrito, Camaquã, Bagé, Alegrete e São Gabriel. Em Bagé, a pesquisa foi aplicada no mês de fevereiro. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral, será um dos debatedores na abertura do evento.
     O STIA/Bagé é um dos promotores do seminário, juntamente com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins), STICAP, Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Alimentação de Camaquã e Região (STIACR) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), responsável pela pesquisa por meio do professor Paulo Albuquerque.
      O setor de engenhos de arroz apresenta número expressivo de acidentes com mortes em relação aos outros segmentos da alimentação - em Bagé, pelo menos duas pessoas perderam a vida por acidentes em engenhos em 2015. Além disso, problemas como lesões por esforço repetitivo e surdez são comuns em trabalhadores de engenhos. O seminário visa ao debate sobre soluções com todos os segmentos envolvidos, por meio dos dados obtidos na aplicação dos questionários junto aos trabalhadores do setor de engenhos de arroz. Após a fase de elaboração dos diagnósticos, agora os dados começam a ser apresentados às comunidades onde houve a realização da pesquisa. 

Programação
9h - Abertura 
Participação do presidente da CNTA, Arthur Bueno de Camargo. do presidente do Sindicato da Alimentação de Pelotas, Lair de Mattos, da procuradora do MPT em Pelotas, Rubia Vanessa Canabarro, do procurador do MPT em Caxias do Sul e coordenador estadual do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, Ricardo Garcia, do auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Previdência Social/RS Mauro Marques Müller, do presidente do Sindicato de Camaquã, Luis Carlos Cardoso, do presidente do Sindicato da Alimentação de Bagé e Região, Luis Carlos Cabral e do médico do Sindicato da Alimentação de Pelotas e Secretário de Saúde de São Lourenço do Sul, Arilson Cardoso.

9h40min - Apresentação do Projeto Diagnóstico sobre Condições de Trabalho nos Engenhos de Arroz (DIGA)
Moderador: especialista em Segurança do Trabalho do Sindicato da Alimentação, Jaqueson Leite de Souza
Apresentador: professor, sociólogo e pesquisador da Ufrgs, Paulo Albuquerque

10h20min Pausa para o Café

10h45 Mesa de Trabalho
Procuradora do Trabalho do MPT em Pelotas Rubia Vanessa Canabarro
Auditor Fiscal do Trabalho no Ministério do Trabalho e Previdência Social/RS Mauro Marques Müller
Procurador do Trabalho do MPT em Caxias do Sul e coordenador estadual do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, Ricardo Garcia
Fisioterapeuta do Trabalho e Especialista em Ergonomia, Carine Taís Guagnini Benedet
Médico do Sindicato da Alimentação de Pelotas, Arilson Cardoso


Com colaboração de Flávio Portela - ASCOM/MPT-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário