quarta-feira, 20 de abril de 2016

STIA/Bagé convoca assembleia para discussão da campanha salarial para trabalhadores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos



     Neste dia 23 de abril o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região dá início a uma nova luta. Será realizada assembleia geral extraordinária para a definição da pauta da campanha salarial para trabalhadores de padarias, engenhos, indústria de laticínios e pequenos frigoríficos. A assembleia tem início às 19h na sede social do Sindicato, na Rua Melanié Granier, 157. 
      No encontro serão analisadas as reivindicações já existentes no Dissídio Coletivo, além de novas cláusulas de interesse da categoria e que depois serão encaminhadas ao sindicato patronal. "É fundamental a presença dos trabalhadores para que possamos estabelecer uma pauta de reivindicações participativa e que atenda aos interesses da categoria. A participação é um passo importante na negociação da proposta, além de fortalecer os trabalhadores e o Sindicato na luta por mais conquistas", pondera o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral. A data-base da categoria é 1º de junho. 
      Nos últimos dois anos, as negociações entre o STIA/Bagé e o sindicato patronal foram difíceis. No ano passado um encontro entre ambas as partes selou acordos referentes aos períodos de 2014 (quando não houve acerto e foi ajuizado dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre) e 2015. Uma mobilização intensa do Sindicato e dos trabalhadores foi em novembro de 2015. Com a participação de sindicatos de trabalhadores da Alimentação de Bagé e de outros municípios, com apoio da CNTA, foram realizadas ações com faixas, cartazes e carro de som em frente às empresas. À época do fechamento do Acordo Coletivo, os trabalhadores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos tiveram o mesmo índice de reajuste do Piso Mínimo Regional (16,06%). Para os demais salários, o reajuste representou um aumento real de 5,16%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário