sábado, 23 de abril de 2016

Trabalhadores de padarias, engenhos de arroz, indústria de laticínios e pequenos frigoríficos definem principais itens da campanha salarial 2016



     Trabalhadores de padarias, engenhos de arroz, indústrias de laticínios e pequenos frigoríficos estiveram reunidos na noite do último dia 23, na sede social do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região. A meta foi discutir a pauta da campanha salarial 2016 da categoria. Entre os pedidos estão um reajuste geral de 16% (referente à reposição da inflação mais aumento real), um piso normativo de R$ 1.300,00. 
      Outra solicitação é a extensão do auxílio-maternal (caso dos trabalhadores de padarias, engenhos e laticínios) e o auxílio-creche (caso dos pequenos frigoríficos e outros), no valor de 20% do salário normativo, de 24 meses para 36 meses, além da manutenção das demais cláusulas. Os trabalhadores ainda debateram itens específicos para cada categoria.
      A data-base das categorias é 1º de junho. Com a aprovação da pauta de reivindicações por unanimidade pelos presentes, agora a expectativa é pelo primeiro encontro entre os sindicatos - de trabalhadores e patronal. Nos próximos dias deverá ser divulgada a data do primeiro encontro.
Audiência conciliatória sobre dissídio Marfrig
      Neste dia 25 representantes do STIA/Bagé participam às 10h, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, de uma audiência conciliatória com representantes do Marfrig Group. A empresa ingressou com pedido de Dissídio de Greve junto ao TRT, solicitando que o Sindicato impeça os trabalhadores de realizar greve. O Sindicato alega que não foi realizada greve e sim uma mobilização dos trabalhadores em função de diversos problemas de ergometria, apontados pela força-tarefa do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Previdência Social, realizada em 2015, além da falta de avanço nas negociações.
      Representam o STIA/Bagé na audiência o presidente Luiz Carlos Cabral Jorge, os diretores Eduardo Abs da Cruz Netto Costa e Alceu Beroni de Oliveira, além do procurador jurídico do Sindicato, Álvaro Pimenta Meira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário